Saúde e Bem Estar

Desafio 21 dias – Criar hábitos

A saúde e bem estar é um dos temas principais presente nas nossas vidas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 60% dos portugueses são obesos, sendo que Portugal é dos países europeus com mais excesso de peso infantil e a tendência é agravar futuramente. Sim é preocupante! E este é o principal motivo do tema saúde e bem estar presente no meu blog, pois a nutrição e exercício físico são primordiais na resolução da obesidade e consequentemente o sofrimento psicológico. E quantas vezes as pessoas iniciam dietas, seguem planos nutricionais e mais tarde, ou por vezes até nos primeiros dias, desistem da dieta, desistem do exercício fisico, ou seja, desistem delas próprias. É aqui que começo por falar no coaching e a sua importância na saúde de um individuo. 

Como criar esta motivação em nós próprios? Como podemos ser mais fortes que umas deliciosas batatas fritas ou um delicioso bolo de chocolate?!? 

A teoria de “como criar um hábito em 21 dias”, surgiu nos anos 60 pelo médico Maxwell Maltz. Estudos comprovam que o nosso cérebro precisa de 21 dias para assimilar um novo hábito, sendo por isso importante criar um compromisso para uma atividade regular com foco e determinação e repeti-la diariamente, no mesmo horário se possível, para que o cérebro assuma essa atividade como “piloto automático” e passe a ser um novo hábito na nossa vida.

Todos nós temos algo mais forte que tudo, algo que nos faz ter a força suficiente para vencer, por vezes está apagado ou esquecido no decorrer dos anos. E quando surge um evento emocionalmente forte, ou porque o procuramos ou porque ele vem ter connosco, é que por vezes despertamos essa força interior. Cada pessoa é diferente e existem imensos eventos podem ser bons ou maus, posso partilhar convosco, o meu evento emocionalmente forte que me despertou para esta preocupação de saúde: foi numa formação de coaching da Allcan, quando surgiu o tema ” Eras capaz de fazer uma maratona de 50 km agora? Ao qual eu respondi um não redondo! E se souberes que o teu filho está nesse local a 50 km de distância a passar fome e não tiveres mais nenhum meio para chegar até ele? “. Devem imaginar a minha resposta e o que despertou em mim, do que eu realmente poderei ser capaz! Passado uns meses o meu filho teve uma convulsão febril, que provocou em mim o maior susto da minha vida e aí eu tive mesmo consciência que EU SOU CAPAZ de tudo pelo meu filho! Por isso eu sou capaz de conseguir ter uma alimentação equilibrada e fazer exercício físico sim! Agora e sem desculpas, mesmo que seja preciso levantar às 6h ou 7h da manhã! E vocês, do que seriam capazes?

Atualmente, temos acesso a muita informação e várias dicas de nutrição, não há mesmo desculpas! 

Para vos ajudar e ajudar-me a mim, criei um desafio de 21 dias, em que acordo sempre às 7h; faço exercício físico, começar aos poucos e ir evoluindo, preferencialmente com recomendação de um profissional; tenho uma alimentação equilibrada, ou seja, não sou apologista dos exageros, mas de encontrar uma alimentação adequada a nós, preferencialmente com a recomendação de um nutricionista e bebo 1,5l de água por dia. O meu objetivo não passa tanto pela imagem, mas sim pelo sentimento interior de bem estar, conseguindo energias para enfrentar os desafios do quotidiano. E posso dizer-vos que se não me tivesse comprometido com este desafio, já tinha deixado de fazer algumas vezes, por isso a importância de se comprometerm com alguém ou com o mundo se necessário! Sigam-me no Facebook ou Instagram!

E vocês, qual o vosso compromisso? 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *