O QUE É O COACHING?

"Quando o teu cérebro muda, a tua vida muda, mas quando o teu coração muda, tudo muda!"

Há uma teoria que defende que o conceito coaching teve origem na palavra francesa Coche, que significa carruagem ou vagão. Ainda hoje, a palavra tem esse significado, ou seja transportar um individuo de um ponto para o outro.

Outra teoria defendida por investigadores que a origem da palavra é referente à aldeia Húngara de “Kocs”, onde carruagens de elevada qualidade eram construídas e que jovens estudantes ingleses de século XIX passaram a usar como gíria, para identificar tutores.

Existem várias definições segundo diferentes autores:

“Coaching é uma relação colaborativa e individualizada entre um individuo ou um grupo de indivíduos e um coach, cujo os objetivos são alcançar uma mudança comportamental sustentada e transformar a qualidade de trabalho e de vida pessoal.”  Zeus e Skiffington, 2002

“Coaching é a facilitação da aprendizagem e do desenvolvimento com o propósito de melhorar o desempenho e aumentar a ação eficaz, o alcance dos objetivos e a satisfação pessoal. Envolve invariavelmente o crescimento e a mudança do cliente, tanto nas suas perspetivas como na sua atitude ou no comportamento. Bluckert, 2005

Luis Fernando, Ceo Allcan com Rosarinho Soares

Resumidamente, o Coaching é a arte de fazer as pessoas perceberem onde elas estão, para onde querem ir e como lá chegar. A pessoa que orienta o processo de Coaching é designada por “coach” e a pessoa que recebe é designada por “Coachee”.

Durante este processo, o coach apoia o coachee, com procedimentos orientados por forma a atingir objetivos e sonhos a curto, médio ou longo prazo e a ter resultados superiores e mais positivos. O coach orienta o coachee fornecendo e identificando ferramentas para o ajudar a traçar o seu próprio caminho na busca pelos objetivos. Neste processo, a orientação que o coachee recebe potencializa as suas capacidades, desenvolve as suas competências e ajuda no reconhecimento e superação dos seus desafios.

A modalidade do coaching está difundida por todo o mundo e é utilizada não só a nível individual, mas também a nível empresarial para ajudar no processo de mudança e no aumento da performance.

Existem 3 formas de coaching:

– Autocoaching: Refere-se à capacidade de fazermos Coaching a nós próprios, é a habilidade de nos colocarmos em causa, de nos questionarmos e de definir ações em direção aos nossos próprios objetivos.

-Coaching Informal: É quando o Coaching é usado de uma forma implícita, como parte de uma conversa do quotidiano. A pessoa que recebe Coaching não se apercebe.

-Coaching Formal: Durante a sessão é explicito para o coach e o coachee que estão envolvidos num processo de Coaching e estão comprometidos com o processo, bem como o resultado.