SOBRE MIM

 

 

 

 

 

 

 

Rosarinho, o nome que identifica e caracteriza a sua personalidade, desde pequena. Registada como Maria do Rosário, o nome para os assuntos mais sérios e responsáveis!

Nasceu a 11 de Fevereiro de 1982, natural de Marco de Canaveses, ela não se lembra, mas ouve os pais contarem a história que chegou à maternidade de Mini, o carro que por sinal foi mandado parar numa operação STOP, mas que rapidamente retomou viagem!

Em criança, adorava brincar com os amiguinhos no terraço à porta de sua casa, andar de baloiço, jogar às escondidinhas e outras brincadeiras de sol ou de frio, que aqueciam a alma e refrescavam a mente!

A Rosarinho recorda-se da sua mãe dizer que tinha muitos brinquedos e que era melhor vender! Como criança levou a sério e ficou tão emocionada, que no dia seguinte montou uma barraquinha com alguns brinquedos e etiquetou-os com o respetivo preço. Pronta para vender!!

Desde pequena teve o privilégio de ver de perto o que é ser vendedor, através de comércios dos seus familiares. Nas férias escolares, ajudava no atendimento aos clientes na papelaria e fotografia dos seus avós e tios.

Aos 16 anos, trabalhou como voluntária, num Centro de Dia, durante um período de férias. Conviver, ajudar e a alegrar os idosos, foi uma experiência marcante!

Com esta idade, aprendeu também a crescer como pessoa e dar o exemplo à sua irmã mais nova, sentia-se responsável e mais madura. Uma diferença de 7 anos que nesta fase era uma quase adulta e outra criança. A partir daqui houve para sempre uma grande cumplicidade entre ambas.

A perfeição e organização foram durante muito tempo, os valores prioritários da Rosarinho, ser sempre melhor e perfeita em tudo, para impressionar os outros e a si própria.

Na escola, queria sempre atingir o máximo! A matemática, apesar de desafiante, era um bom parceiro da sua perfeição, pois no final as contas batiam sempre certo! Era perfeito!

Aos 18 anos, condicionada pela escolha profissional, optou por ser professora de matemática! Pelo gosto do desafio, organização e ensinar pessoas a crescer e evoluir. Acrescentar valor, para se tornarem pessoas mais instruídas.

Na sua primeira aula, do curso de Matemática, na Universidade Católica Portuguesa de Viseu, olhou diversas vezes para o horário, para a sala e para o professor e pensou que tinha havido algum engano na matricula! Pois os números tinham-se transformado em letras e por sinal chinesas!!! Como part-time em junção com os seus estudos, o seu primeiro trabalho remunerado foi numa pizzaria, a servir clientes.

Seguidamente, ainda em simultâneo com o percurso académico, trabalhou como vendedora num mobiliário. A paixão pelo comércio e atendimento ao cliente eram visíveis, assim como o gosto de sentir a emoção dos clientes, ao comprarem.

Como desistir nunca fez parte das suas vivências, lutou e dedicou-se de corpo e alma, e no tempo previsto, terminou a sua licenciatura em Matemática, via ensino. Vida académica, muita farra, amigos e alegria, em simultâneo com a responsabilidade de acompanhar os estudos. Bons tempos memoráveis. Leccionou durante um ano, através do estágio curricular. Seguidamente exerceu a atividade de explicadora. Concluiu também a certificação de Formadora.

Sempre em movimento e em busca de aprender mais, para crescer profissionalmente, em 2006 candidatou-se a uma vaga como funcionária bancária. Esmerou-se na sua imagem e preparou-se para a entrevista! E…. foi selecionada!!

Iniciou a sua carreira na banca, como comercial e seguidamente como gestora de clientes. Aqui os números eram reais, para além das pessoas! Aprendeu a lidar com clientes de todas a faixas etárias e várias profissões, aprendeu a ver o cliente como chave de orientação comercial, aprendeu técnicas de negociação e vendas, conquistou a pro-actividade comercial, através da atitude como pilar de excelência. Criou laços com os seus colegas bancários.

Novidades, mudanças e aprendizagem é o que define a Rosarinho, segundo o seu signo do zodíaco e muito bem! Em 2015 aprofundou os seus conhecimentos através de formações de beleza, bem-estar e imagem pessoal. Certificou-se como Consultora de Imagem, através da Blossom – Image Consulting, em Lisboa.

Seguidamente iniciou a sua carreira como gerente de um Espaço Saúde e Beleza. Criou o Renascer, como metáfora do seu renascimento pessoal, com o objetivo de ajudar as pessoas a renascerem de dentro para fora, ajudar a sentirem-se melhor e mais bonitas. Aqui a Rosarinho aprendeu novas experiências, aprendeu a liderar, gerir situações, fornecedores, funcionários e clientes, aprendeu a assumir responsabilidades e aprendeu a resolver problemas imediatos. Aprendeu a valorizar o ser humano e respeitar o mundo de cada um.

Simultaneamente a esta mudança profissional, surgiu uma grande mudança pessoal na vida da Rosarinho: Ser Mãe, em 10 julho de 2016 do seu maravilhoso filho, Artur.

Em 2017 a Rosarinho recorreu a uma Coach para conseguir alguma orientação na sua vida pessoal e profissional. Chegou quase ao fim do ano, com os objetivos concretizados: emagreceu, retomou a sua atividade física, conseguiu ter tempo para ela própria, organizou-se no seu trabalho e na sua vida pessoal.

Em início de 2018 a Rosarinho concluiu a Certificação de Coaching, através da Allcan. A primeira certificação em que o seu nome surgiu no crachá como Rosarinho (e não Maria do Rosário) e efetivamente foi a formação que melhor identificou a sua personalidade. Não foi por acaso que descobriu o seu propósito de vida! Para além de outras tantas coisas mágicas!

Sabem aquela máscara que tantas pessoas usam e abusam, não só no Carnaval, mas a vida inteira por vezes!??! Pois, essa mesma que a Rosarinho tirou e deixou nessa sala de formação!

Descobriu também que todos os objetivos que tinha concretizado e resumidamente com a sua vida organizada: elegante, casada, com um filho lindo, gerente de um espaço comercial, com casa e carro, família e amigos. Mas descobriu uma coisa bem mais importante! Descobriu que não tinha Amor nessas coisas todas! Amor verdadeiro de sentir as coisas e as pessoas. Faltava aprender a Perdoar, Agradecer e Amar! Faltava o brilho nos olhos maquilhados! Faltava ela ouvir o seu coração, faltava amar-se a Ela Própria e deixar de viver a vida que os outros querem! Aconteceu Magia na vida dela!

Conseguiu olhar para trás e reconhecer o padrão que se repetia sempre em todo o seu percurso profissional. Conseguem reconhecer?!? Servir pessoas! Ver a alegria de atender um cliente e sentir a sua satisfação de ser bem atendido, acrescentar valor, acrescentar informação, orientar pessoas nas suas vidas para serem mais e mais felizes! Ajudar pessoas a concretizarem os seus sonhos! Transformar pessoas de dentro para fora e de fora para dentro! A Rosarinho descobriu que é feliz a fazer os outros felizes!

Em Junho de 2018, lançou a sua verdadeira marca e identidade profissional, que tem tudo a ver com ela própria! Quando se ama o trabalho, nunca mais se chama de trabalho, mas sim lazer cheio de prazer e alegria!

Coach e Consultora de Imagem, Rosarinho Soares a inspirar pessoas!